Looking For Anything Specific?

 


44. Orações Subordinadas Adverbiais

 

 Orações Subordinadas Adverbiais


Orações Subordinadas Adverbiais


Orações Subordinadas Adverbiais: O Elo das Circunstâncias


As Orações Subordinadas Adverbiais (OSAv) são o terceiro e último tipo de oração subordinada. Elas atuam sintaticamente como um adjunto adverbial do verbo da oração principal, enriquecendo o enunciado com informações de circunstância.

A OSAv sempre acrescenta uma ideia específica (como tempo, causa, condição, finalidade, etc.) ao fato expresso na oração principal.

O Conectivo Transpositor

A OSAv é sempre iniciada por uma conjunção ou locução conjuntiva subordinativa adverbial (chamadas de transpositoras), que é o elemento gramatical que especifica a circunstância transmitida.


Classificação e Ideias Expressas pelas OSAvs

As Orações Subordinadas Adverbiais são classificadas em nove tipos principais, de acordo com a ideia que transmitem:

Tipo de OraçãoIdeia ExpressaPrincipais ConectivosExemplo
1. CausalMotivo, razão ou causa.porque, como (sempre anteposto), já que, visto que, uma vez que.Como ninguém se interessou, cancelaram o projeto.
2. ConsecutivaConsequência, resultado ou efeito do que foi dito.que (precedido de tão, tal, tanto, tamanho na principal).A chuva foi tão forte que as ruas alagaram.
3. CondicionalCondição ou hipótese necessária para a realização do fato.se, caso, desde que (com subjuntivo), a menos que.Se os argumentos fossem consistentes, ele os teria defendido.
4. ConcessivaObstáculo ou oposição que, apesar de existir, não impede o fato principal.embora, ainda que, mesmo que, posto que, se bem que.Estávamos secos, embora estivesse chovendo.
5. ConformativaConformidade, acordo ou modelo a ser seguido.conforme, como, segundo, consoante.Ele fez os deveres conforme o professor pediu.
6. FinalObjetivo ou finalidade da ação principal.para que, a fim de que, porque (= para que).Saí, a fim de que evitássemos brigar.
7. TemporalTempo ou época em que ocorre o fato principal.quando, enquanto, logo que, assim que, desde que.João chegou quando eu saí.
8. ComparativaComparação entre dois termos ou fatos.como, mais/menos... (do) que, tão/tanto... quanto.As meninas eram lindas como anjos.
9. ProporcionalFato que aumenta ou diminui na mesma medida que o outro.à medida que, à proporção que, ao passo que.À medida que o tempo passa, mais velhos ficamos.

Orações Subordinadas Adverbiais Reduzidas

Assim como as outras subordinadas, as OSAvs também podem ser reduzidas. Isso ocorre quando:

  1. Elas não são introduzidas por conjunção.

  2. O verbo aparece em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio).

Exemplo ReduzidoForma VerbalSentido Equivalente (Desenvolvida)
Ao sair, feche a porta.InfinitivoQuando sair, feche a porta. (Temporal)
Adoecido, correu para o hospital.ParticípioPorque estava doente, correu para o hospital. (Causal)